terça-feira, 25 de outubro de 2011

Diversificação das culturas é boa estratégia para aumentar a lucratividade de pequenos produtores

                                                                              (Imagem ilustrativa)
A diversificação de culturas possibilita a obtenção de bons resultados principalmente para o produtor que dispõe de uma propriedade pequena e conta com pouco capital. O uso de pequenas áreas para plantar várias culturas diferentes é uma forma de diminuir o risco de insucessos, gerando aumento da produção, da lucratividade, além de proteger o solo.

 Para iniciar novos cultivos, os pequenos produtores precisam identificar as opções mais apropriadas para sua realidade, considerando o tipo de solo, a realidade agrícola local, quantidade de água disponível, condições climáticas e, principalmente, o acesso às informações técnicas. Com a diversificação de cultura o produtor também incrementa a alimentação de sua família, aumentando a variedade dos produtos, o que traz uma melhora quantitativa e qualitativa para a dieta nutricional que pode contar com carne, grãos, frutas e raízes. O aumento da lucratividade é possibilitado pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor. E a existência de duas ou mais culturas na pequena propriedade gera o aumento da produção de alimentos sem aumento significativo de gastos.

Outro aspecto vantajoso da diversificação é o fato do produtor não ficar dependente dos rendimentos de uma única cultura, que pode sofrer com o ataque de pragas ou intempéries climáticas, inviabilizando, muitas vezes, uma colheita inteira. A monocultura sempre nos traz riscos. Assim, ora com uma, ora com outra cultura, sempre estará garantida a sobrevivência financeira da nossa propriedade.


Créditos: José Carlos Caires
Adaptado por: Paulo Silva